Teve o celular roubado? Vamos explica como recuperar o aparelho.
 
Postado em 15/01/2014 08:09:00

Saiba o passo a passo de como obter a indenização do seu seguro 

Férias e Verão.

Os telefones celulares são um dos dispositivos eletrônicos mais desejados nesta época. No entanto, o roubo e furto de aparelhos têm se tornado uma ocorrência recorrente e traz uma série de incômodos para seus donos, além do prejuízo financeiro. Um levantamento mostra que cerca de 25% dos brasileiros já passaram por esse tipo de situação.
Caso isso tenha acontecido com você, a orientação é manter a calma e entrar em contato rapidamente com a operadora. "Assim que possível, solicite o bloqueio da linha e do aparelho. Dessa forma, ninguém poderá realizar ligações do chip do seu celular". Outra sugestão também é instalar no aparelho um software de segurança que permite o bloqueio, limpeza dos dados pessoais (agenda, SMS, histórico de chamadas etc.) e até o rastreamento remoto do dispositivo.
O segundo passo é procurar uma delegacia de polícia para a realização do B.O. (Boletim de Ocorrência) sobre o crime.
Após as primeiras providências, a terceira etapa é entrar em contato com a seguradora para acionar a apólice de Roubo e Furto Qualificado de celular. Com custo em torno de 15% do dispositivo, esse tipo de seguro repõe o aparelho em casos de roubo e furto qualificado (quando ocorre o rompimento ou arrombamento de barreiras para acesso ao bem) e indeniza até 75% do valor do bem.
Um ponto importante e que pode confundir os consumidores é justamente a cobertura contratada do seguro: as seguradoras só indenizam o cliente nos casos em que houver abordagem ameaçadora de bandidos (coação), o que caracteriza roubo; e arrombamento de carros ou edificações (residências, empresas), o que caracteriza furto qualificado. Nos casos em que o aparelho é furtado em local público por descuido do proprietário (caracterizado como furto simples) não há cobertura do seguro. "O consumidor deve ter com o celular ou smartphone o mesmo cuidado que tem com qualquer coisa de valor, ou seja, deve evitar distrações e não deixar o objeto exposto de forma que facilite a ação dos bandidos".
 
Para acionar a apólice você precisa enviar para a seguradora:
 
1. cópia do RG, CPF e Comprovante de Residência do dono do celular;
 
2. cópia autenticada da Nota Fiscal do aparelho e do B.O.;
 
3. declaração do segurado descrevendo como ocorreu o roubo/furto.
 
Após o recebimento e análise das documentações necessárias, a seguradora entrará em contato com o cliente para orientar sobre o pagamento da franquia (quando necessário) e o pagamento da indenização para a reposição do aparelho.