Vai viajar de carro? Conheça os cuidados necessários para pegar a estrada.
Postado em 15/01/2014 10:15:00
Para quem se encontra em férias, e pretende viajar de carro, é sempre bom contar com os serviços regados do Seguro de Automóvel. Hoje, a maioria das companhias oferece um imenso leque de vantagens ou benefícios que incluem Assistência 24 horas, socorro e guincho (com ou sem limite de quilometragem) e até reparos de vidros e para-brisas, além de apoio psicológico no caso de sinistros, entre outros.
Mesmo assim, é melhor prevenir do que remediar. Segundo o site Meu Bolso em Dia, a revisão é uma forma de evitar surpresas desagradáveis que podem ficar caras para o condutor. “Na maioria das vezes, o gasto que você tem com a troca de alguma peça que quebra é maior do que o valor que você gastaria fazendo a manutenção do carro”.
Nesse sentido, é preciso ficar atento a qualquer barulho estranho. A orientação é levar veículo o mais rápido possível a fim de verificar o que está acontecendo e, de preferência, contando com profissionais de confiança ou com indicação de familiares e amigos.
Até sem avarias visíveis, a pesquisa seguir viagem deve começar pelos pneus. Não se pode esquecer, por exemplo, de incluir o estepe na inspeção. De acordo com a Revista Quatro Rodas, “ desgaste irregular na banda de rodagem é um indicativo de desalinhamento da suspensão, ou de uso de pressão inadequada no pneu por longos períodos”.
Por isso, o conselho é ficar alerta, inclusive quanto à calibragem de todos os pneus em relação a cada marca e modelo e à quantidade de passageiros e bagagem.
No caso das rodas, a publicação aconselha a procurar “amassados”, que podem resultar de um pneu em desacordo com os demais, permitindo a fuga de ar. “ O reparo é simples e pode ser feito por um bom borracheiro. Em rodas de liga, atente a quebras e trincas. Dependendo do caso, sua substituição pode ser necessária”.
Quanto ao triângulo, macaco e chave de roda, a Quatro Rodas reforça que não basta saber se os itens estão no carro. “Faça uma checagem de funcionamento: um triângulo com a haste de apoio quebrada não serve para nada, por exemplo”.
Além disso, outros itens vitais são o alinhamento da suspensão e balanceamento de rodas. “Muitas vezes são deixados de lado. O pior é que seus sintomas costumam aparecer somente em velocidades mais altas: vibrações ao volante, no caso de uma roda desbalanceada; ou direção desalinhada (o carro puxa para um dos lados), no caso de alinhamento for a das especificações de fábrica – que pode ocorrer quando o carro acerta um buraco ou a calçada”.
Com os fluidos não é diferente. A Quatro Rodas lembra que, na estrada, o motor é submetido a um esforço maior que no ciclo urbano, de modo que não se pode dispensar a verificação do nível, a validade de todos os fluidos e seus respectivos filtros.
Nesse contexto, o sistema elétrico, incluindo lanternas, faróis e piscas, precisam estar em perfeito funcionamento. “Substituir uma lâmpada queimada é algo rápido, e pode prevenir um acidente”, aconselha a Quatro Rodas.
Também nos casos em que, por algum motivo, houve esquecimento das revisões periódicas, seja na concessionária ou em oficina especializada, alguns itens que podem estar funcionando bem, só que há chances d e apresentar falha ao passar por maior esforço, como o “ sistema de ignição, molas e amortecedores, rolamentos de roda, pastilhas de freio, coifas e juntas homocinéticas e a correia dentada do motor, bem como seus respectivos rolamentos”.
Fonte: Matéria publicada originalmente pelo Portal Nacional de Seguros.
|
|
|